sábado, 27 de novembro de 2010

CRIATIVIDADE : o motor das empresas bem sucedidas

Por que quase ninguém se considera criativo? Criatividade se aprende? Todas as profissões precisam de pessoas criativas?
A criatividade tem sido um tema muito discutido na área organizacional, em razão desta relevante contribuição para as empresas:
• num mundo competitivo e em crise como o que vivemos, somente as organizações com excelente performance podem ser bem sucedidas;
• organizações excelentes somente são possíveis com profissionais (pessoas) excelentes;
• estamos ainda muito longe de atingirmos a excelência humana e organizacional, e precisamos, rapidamente, aprender como atingí-la;
• de todas as pesquisas realizadas para definir quais seriam as habilidades exigidas do profisisonal para o terceiro Milênio, duas conseguem resumir todas as projeções dos cientistas envolvidos com o estudo do tema:

Sua importância deve-se, principalmente, ao fato de que, frente aos cenários de intensa competição e de mudanças rápidas e contínuas, as empresas precisam criar novas e melhores maneiras de responder aos desafios e problemas da realidade organizacional.
Devido a este fato, torna-se necessário que as empresas aproveitem melhor o potencial criativo de seu pessoal. Isso implica em conhecer os fatores que influenciam a criatividade de forma a proporcionar condições que facilitem sua expressão e desenvolvimento. Com isso, as empresas podem atingir um melhor desempenho, o que significa a possibilidade de garantir vantagens competitivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário