sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pesquisa: 77% das mulheres mandam no orçamento doméstico

Das roupas do marido à reforma da casa, a atriz Ellen Faria é quem manda no orçamento doméstico. São dela as decisões de como comprar, o que comprar e quando comprar. Longe de ser exceção, Ellen faz parte de um grupo que inclui a maioria das mulheres. Segundo pesquisa da Sophia Mind, empresa do grupo Bolsa de Mulher, especializada em pesquisas sobre o universo feminino, 77% das mulheres decidem pelo menos metade do orçamento doméstico.

Entre as casadas, o percentual sobe para 91%. Entre as divorciadas, são 95% as que controlam a maior parte dos gastos domésticos. O sócio da Sophia Mind, Bruno Maletta, destaca que elas tomam a decisão, mesmo quando quem vai pagar são eles. "É uma tendência mundial. A mulher decide qualquer compra, mesmo se o produto for masculino", diz.

A atriz Ellen Faria confirma as estatísticas. "Eu peço a opinião do meu marido, mas a palavra final é sempre minha", diz. A regra vale igualmente para a compra do supermercado e para a reforma da casa. "Trocamos todo o acabamento da nossa casa e eu escolhi cada azulejo", conta. Ela também faz planilhas mensais com as receitas e despesas do casal que apenas apresenta "para conhecimento" do marido.

Ele, o engenheiro Waldemar Guimarães Júnior, confirma que não faz uma compra sequer sem ouvir a opinião da mulher. "Não tomo nenhuma decisão sem o aval dela", diz.

Perfil

A CMO (sigla para Chief Marketing Officer, ou Chefe de Marketing) do Bolsa de Mulher, Ciça Mattos, diz que as mulheres são mais detalhistas que os homens e gostam de fazer pesquisa de preço e comparar produtos antes de decidir.

Ela diz que para atrair as mulheres as empresas devem abrir mão dos estereótipos e pesquisar a fundo os desejos desse público. "Não é só fazer um produto cor de rosa e falar que foi desenvolvido especialmente para as mulheres", afirma.

Nada como pensar nas opiniões das mulheres quando criar processos de atendimento ao cliente, você se surpreenderá.

Fonte: Jony Lan, Especialista em estratégia, marketing e novos negócios - http://www.mktmais.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário