sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Tendência | internauta brasileiro é da classe AB e gasta R$ 118 ao mês, diz pesquisa do Ibope

Você e a sua empresa só usam a internet para colocar o endereço e o telefone e vivem dizendo que a internet não vende nada?

Um total de 80% dos internautas brasileiros usa a web para fazer comparação de preços, revelou uma pesquisa realizada pelo Ibope Mídia e divulgada nesta quarta-feira (8/12). Cerca de 43% deles costumam recorrer à internet antes de realizar uma compra, sendo que, se o produto tiver um preço maior do que R$ 1,5 mil, eles buscam mais informações na web.

Os dados mostraram ainda que 66% dos consumidores analisados – foram 2,5 mil em todo o Brasil – realizaram de uma a cinco compras nos últimos seis meses e que 30% gastaram ao menos R$ 224.

Produtos

Um quarto dos internautas busca um carro novo na internet, enquanto 18% usam a rede mundial para fazer compras ligadas à vida profissional. Entre os produtos preferidos dos internautas, estão os livros, indicados por 30% deles, seguidos de telefones e acessórios para celular (20%), eletrodomésticos (18%) e produtos de tecnologia pessoal (17%), como câmeras digitais e leitores de MP3.

Nos próximos seis meses, um quarto pretende comprar câmera digital na web, 17% querem um telefone celular 3G, mesma proporção dos que querem um celular com câmera, e 15% pretendem adquirir um iPhone.

Perfil do cliente e-commerce

A classe AB é responsável por 61% do total do e-commerce, a classe C, responde por 35% dos consumidores virtuais e a classe DE representa 4%. A parcela compreendida entre os 25 e 44 anos de idade é a maioria entre os consumidores das lojas virtuais, sendo 48% da população que realiza compras pela internet. O estudo mostra, também, que 15% dos consumidores têm entre 15 e 19 anos e 17% entre 20 e 24 anos. Outros 13% têm de 45 a 54 anos e apenas 6% têm entre 55 e 64 anos. A idade média do consumidor das lojas virtuais é de 33 anos.

Os homens estão mais habituados a comprar pela internet: 54% ante 46% das mulheres.

A parcela de solteiros também é mais representativa (49% na comparação com os casados – 41%). O estudo revelou, ainda, que 36% estão matriculados em instituições de ensino e até 32% falam uma segunda língua.

As cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo respondem por 37% do total dos compradores.

Metodologia

O TG.net é uma pesquisa online realizada com 2.500 internautas do Brasil. Fusionada com a base regular do Target Group Index, permite um banco único, com um universo de mais de 61 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos.

O levantamento foi realizado entre maio e junho de 2010, nos mercados de: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (BH), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Distrito Federal (DF), além de Goiânia, Nordeste, São Paulo Interior e Interior do Sul e Sudeste.

Fonte: www.mktmais.com - Jony Lan  -Especialista em estratégia, marketing e novos negócios


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