quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Reposicionamento das marcas | Rede Ibis trará mais uma bandeira hoteleira para o Brasil e reestrutura suas marcas globalmente


Quando reposicionar uma marca? Depende de várias variáveis, uma delas é o brand equity da marca. Outro é o ciclo de vida do produto/marca. Você sabe qual é o brand equity da sua empresa? 
O reposicionamento global do segmento vai permitir que uma rede intermediaria entre Ibis eFórmula 1 desembarque no país.

A rede de hotéis Accor anunciou (13/09) a reestruturação global para a suas marcas no segmento econômico, que vai unificar todas elas em uma bandeira: Ibis. A marca foi escolhida para operar neste segmento e será dividida em três diferentes versões: Ibis, Ibis Styles e Ibis Budget.
No Brasil, a tática fará com que a bandeira Fórmula 1, considerada a mais barata de toda a rede, passe a se chamar Ibis Budget. A grande novidade, no entanto, é a chegada de mais uma marca de hotéis do segmento econômico ao país.
“Temos planos de expandir a bandeira All Seasons, que a partir de agora passará a ser Ibis Styles, no Brasil. Trazer uma nova bandeira era inviável, mas com esse reposicionamento, teremos essa possibilidade”, afirmou Steven Daines, diretor de operações da marca ibis Accor na América Latina.
O Ibis Styles atua em um segmento intermediário entre as marcas Ibis e Fómula 1. Segundo Daines, a bandeira oferece uma estrutura própria, que foge um pouco dos padrões das outras duas marcas. “Até o próximo ano, vamos inaugurar o primeiro hotel desta bandeira no país”, afirmou o executivo.
Novas cores
Está marcado para o próximo ano também a mudança do visual de todos os hotéis Ibis e Fórmula 1. A diferença entre as bandeiras será notada pela cor. O Ibis continuará com vermelho no seu logotipo, o Ibis Budget usará o azul e o Styles verde. “Para as mudanças no visual e em comunicação, estimamos investir aproximadamente 14 milhões de reais neste primeiro momento”, disse Joseph Levy, diretor de marketing e comunicação Accor América Latina.
Os investimentos globais estimados pela Accor para o reposicionamento das marcas em todo o mundo somam cerca de 150 milhões de euros. A mudança deve ser concluída até o início de 2013.
De acordo com Daines, os padrões de atendimentos e os preços não devem ser alterados com a mudança. “O Ibis Budget continua sendo a bandeira supereconômica da rede, custando cerca de 40 reais a menos na comparação com o Ibis”. O segmento econômico da rede no Brasil vai oferecer tarifas que variam entre 80 reais e 200 reais.
Expansão
Atualmente no país, existem 58 hotéis com a bandeira Ibis e 12 com a bandeira Fórmula 1. A meta, até 2015, é dobrar o números de hotéis desta categoria. "Estamos investindo cerca de 860 milhões de reais e vamos inaugurar mais 52 Ibis e 15 Ibis Budget nos próximos cinco anos”, disse Daines.
Além da bandeira Ibis, a Accor detém também as redes Sofitel, Pullman, Novotel, Mercure e MGallery. No Brasil, são cerca de 150 hotéis somando todas as bandeiras.
Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

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