Obras de referência



Jornalismo e Identidade Cultural
 
E-book grátis.
O link para o arquivo é http://www.unisc.br/deptos/editora/ebook004.htm
Angela Felippi


Felippi, Ângela (org.). Jornalismo e identidade cultural: construção da identidade gaúcha em Zero Hora. Edunisc,  2005.



 


 Edição em jornalismo – teoria, ensino e prática
 
Cerca de 250 e-mails depois; telefonemas, reuniões presenciais e discussões virtuais em horários não necessariamente convencionais (às vezes restavam apenas as madrugadas), angústias as mais diversas e um sem-número de inquietações, eis que chega às suas mãos os 12 artigos que compõem o livro Edição em jornalismo - teoria, ensino e prática..  Mais que normatizar fazeres ou sugerir posturas, é nosso desejo que as questões nele postas sirvam principalmente para suscitar novas reflexões a respeito desta disciplina que, sabemos, carrega em seu escopo uma importância para além de seus limites conceituais.  

SOSTER, Demétrio de Azeredo.Edição em Jornalismo – teorias, ensino e prática. Edunisc, 2006.

Edição de imagens em jornalismo


Felippi, Ângela (org.). Jornalismo e identidade cultural: construção da identidade gaúcha em Zero Hora. Edunisc,  2005.






Mídia e identidade gaúcha

Historiadores há muito se ocupam de pesquisar questões relacionadas ao gaúcho. A temática já foi tratada pela antropologia, e um livro em especial, A parte e o todo (Ed. Vozes), de Ruben Oliven, se tornou referência nos estudos sobre a identidade gaúcha. No campo da comunicação, destacam-se as obras de Nilda Jacks, seminais para quem se propõe a aprofundar o entendimento acerca das relações entre mídia e identidade gaúcha. O caminho para se compreender os vastos entrelaçamentos da questão, no entanto, embora aberto, precisa ser alargado. É com tal propósito que surge este livro.

Mídia e identidade gaúcha reúne autores com trajetórias distintas e níveis de formação acadêmica igualmente diversos. Cada um escolheu uma obra, um veículo de comunicação, um suporte midiático ou um fenômeno para convertê-los em matéria de análise. Alguns artigos derivam de projetos de pesquisa desenvolvidos por seus autores na condição de alunos de programas de pós-graduação, outros são consequência da trajetória regular de pesquisadores mais experientes que fazem da mídia manancial para suas investigações. Ao apresentá-los em conjunto, o que se pretende é estabelecer uma amostragem da recente produção acadêmica sobre a questão. Ao mesmo tempo, espera-se – sem a soberba cantada em datas cívicas pelos gaúchos – dar uma contribuição ao necessário aprofundamento à reflexão sobre o tema.
editora: EDUNISC
autor: Ângela Felippi e Vitor Necchi (Org.)

O Espirito Criativo


Este livro contém uma importante mensagem - a de que a criatividade pode ser cultivada por todos - crianças e adultos, empresas e comunidades inteiras. Como você pode liberar o seu espírito criativo e usá-lo para melhorar a qualidade da sua vida? Este livro leva o leitor a conhecer o processo criativo, mostrando os reinos da intuição e do 'fluxo criativo', onde os esforços estão perfeitamente à altura da tarefa que se tem em mãos. Os autores apresentam uma série de exercícios práticos para aumentar a criatividdae e desfazer hábitos preconceituosos de pensamentos.
Autor: GOLEMAN, DANIEL
Autor: RAY, MICHAEL L.
Autor: KAUFMAN, PAUL
Tradutor: SOUZA, GILSON CESAR CARDOSO DE
Editora: CULTRIX
Assunto: PSICOLOGIA

Economia Da Cultura: Bem Estar Econômico E Evolução Cultural 

Nesta obra são discutidas as visíveis necessidades de análise formal de dois componentes de extrema importância no que toca à economia da cultura - as leis de incentivo à cultura e o audiovisual. O presente estudo tencionou trazer à discussão a relevância do trato eficiente do processo de incentivo à cultura a partir de benefícios fiscais, comparando tais incentivos no Rio Grande do Sul com a França e os Estados Unidos.

Organizador: VALIATI, LEANDRO, FLORISSI, STEFANO
Editora: UFRGS
Cadeia produtiva da economia da música

Tendo como objeto de estudo o estado do Rio de Janeiro, explorou a cadeira produtiva da economia da música utilizando diversas fontes de dados secundárias. É digno de nota os enriquecedores diagramas da dita estrutura produtiva; um estudo interessante sobre a pirataria e suas conexões globais; a análise da Rede Globo e do Rock in Rio, além da bela bibliografia. Talvez a ligação entre a cadeia produtiva, por um lado, e os sistemas complexos e os fractais, por outro, devesse ser desenvolvida, pois sua relevância para o tema em discussão não fica clara.

PRESTES FILHO, Luiz Carlos. Cadeia Produtiva da Economia da Música. Rio de Janeiro, Instituto Gênesis/PUC-RJ, 2004.

Metamorfoses jornalísticas 2: a reconfiguração da forma

Este livro representa a continuidade, – ou um segundo passo –, do livro Metamorfoses jornalísticas: formas, processos e sistemas (Edunisc, 2007), organizado por Ângela Felippi, Fabiana Piccinin e Demétrio de Azeredo Soster. Ou seja, em sua essência, busca compreender o atual momento evolutivo do jornalismo diante do cenário de profunda imersão tecnológica como o que nos encontramos nos dias que se seguem. Momento este que se inicia mais visivelmente em 1995, quando das primeiras transposições de jornais brasileiros para a internet, e que complexifica um cenário evolutivo relativamente linear desde há pelo menos 300 anos. E que requer, portanto, gramáticas explicativas específicas, ou pelo menos adequadas ao novo horizonte analítico que se apresenta com a visibilidade de novos fenômenos comunicacionais vinculados às mídias digitais. Isso para que possamos, por meio delas, entender com mais propriedade o contexto em que nos encontramos, pretensão compartilhada por ambas as obras.

Autor(es): Demétrio de Azeredo Soster e Fernando Firmino da Silva (Org.)
Área: Lingüística, Letras e Artes
Ano: 2009
Páginas: 269
Formato: 14x21cm
ISBN 978-85-7578-215-4
Categoria: Jornalismo



PARA INCLUIR SEU LIVRO AQUI PREENCHA FORMULÁRIO


TAXA ANUAL : 36,00 ( pagseguro ou depósito bancário)
[ pacotes especiais para editoras e livrarias] ou comissionamento
Contato: contato@mgarske.com.br - drops@viavale.com.br


Para publicação enviar: nome livro, sinopse, editora, assunto, outros (organizador, coleção)
Sobre Autor:  Endereço (rua, cidade, estado, fones , site, e.mail