Cursos | Palestras | Workshops

MARA ELIZA GARSKE ministra palestras, realiza cursos e workshops para empresas, escolas, universidades, instituições e associações, públicas e privadas, abordando temas como: planejamento estratégico, comunicação em geral, indústrias criativas/economia criativa, artesanato, marketing, vendas/atendimento/negociação, arteterapia empresarial, empreendedorismo, sustentabilidade nos negócios.

MARA ELIZA GARSKE possui um vasto currículo com cursos, palestras, aulas, tendo em vista seus 25 anos de experiência profissional em comunicação, marketing, vendas. As palestras são focadas para eventos abertos - congressos, seminários e cursos e para eventos fechados – empresas privadas (Se necessário, o título da palestra pode ser de livre escolha da empresa contratante)

Educação a Distância





PALESTRAS

AS INDÚSTRIAS CRIATIVAS COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO – O CASO DO ARTESANATO NO RS

Sinopse
O objetivo central é entender e relacionar as indústrias criativas como fator de desenvolvimento regional, destacando o artesanato no RS, como objeto central desta análise, buscando respostas para algumas questões relacionadas aos objetivos propostos, tais como: ampliar os conhecimentos sobre a relação entre economia, cultura e desenvolvimento; compreender inter-relações, matizes, convergências, conflitos e justaposições que resultam da nova dinâmica estabelecida pela produção criativa; apontar os impactos sociais, econômicos e culturais das indústrias criativas, a nível de Brasil e de RS, através da apresentação de dados, especificidades, cenários, modelos existentes, tendência global, regional e de mercado, bem como construir um diagnóstico sobre o artesanato do RS objetivando a interpretação e conscientização do fenômeno em estudo. Um dos pressupostos deste trabalho investigativo assenta-se na idéia de que as indústrias criativas contribuem, e muito, para o desenvolvimento. As reflexões apresentadas têm como objetivo geral contribuir para uma melhor compreensão destes pressupostos. Para alcançar os objetivos propostos, partiu-se do embasamento teórico acerca da economia, cultura e desenvolvimento, das indústrias culturais às indústrias criativas, buscando relacionar estas noções com o artesanato e, assim, entender os fatores que levam ao desenvolvimento. A partir destas reflexões, da coleta de dados, de questionários e relatos, os resultados apontam as indústrias criativas como um fator de desenvolvimento, e que, a indústria criativa – artesanato – contribui, positivamente, para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural do RS, necessitando, porém, de promoção, de espaços mais organizados
Duração Palestra : aproximadamente 90 minutos

A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO E DAS ARTES NA (TRANS)FORMAÇÃO DE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES

Sinopse
A criatividade e a comunicação tem sido um tema muito discutido na área organizacional, em razão de sua relevância para as empresas. Sua importância deve-se, principalmente, ao fato de que, frente aos cenários de intensa competição e de mudanças rápidas e contínuas, as empresas precisam criar novas e melhores maneiras de responder aos desafios e problemas da realidade organizacional. A arteterapia corporativa aplicada através de workshops desperta, espontaneamente, a capacidade de relacionamento, a criatividade, a comunicação e expressão, a sensibilidade e a integração entre seus participantes, pelo uso da arte. Entre as diversas ferramentas de construção e emissão de mensagens, no contexto empresarial, a arte se destaca pela capacidade de acessar individualmente cada participante, ao mesmo tempo em que lhe convida à compreensão de novos contextos e mensagens, por intermédio da sua produção artística, tanto individual quanto coletiva motivando a Comunicação e Criatividade - estas duas habilidades, uma vez alcançadas, geram a qualidade humana que se torna cada vez mais crucial e indispensável para que as organizações possam atingir a qualidade de performance exigida por uma nova cultura empresarial.
Duração Palestra : aproximadamente 90 minutos


SAÚDE E COMUNICAÇÃO : PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM COMUNICAÇÃO

Sinopse
Nos dias atuais todos os campos de atuação passam pelo campo da comunicação. Tanto mais o será quando nos vemos diante de uma prática cheia de significados, ora contraditórios, mas marcados por intensa necessidade de comunicação – a saúde. Neste sentido, o princípio geral que orienta este trabalho – comunicação e saúde, é extremamente profícuo, permitindo a realização de um trabalho capaz de agregar diferentes visões de comunicação e marcado pela busca de uma estratégia de comunicação eficaz.
Tanto o campo da comunicação quanto da saúde são uma espécie de mix intelectual no qual se encontram os mais diferentes personagens, todos interessados numa prática mais eficiente junto a seus públicos, públicos estes cada vez mais exigentes, mais confiantes, menos tolerantes. Assim o fundamental não é mais dominar as técnicas ou tecnologias, mas compreender o sentimento humano e o peso da informação na sociedade de hoje, o poder de se mover e mover, com relativa agilidade e sensibilidade, na intrincada rede de discursos. É através desta visão que se constroem clientes fiéis, clientes que falam espontaneamente de pessoas e empresas, que tornam profissionais em pessoas célebres, de alta visibilidade. Estamos não apenas diante de categorias que se articulam em discursos, mas complexas redes, caracterizando a necessidade de estratégias de comunicação. Afinal, como construir informações eficazes? Através de que meios? Como responder aos anseios dos clientes? Como trabalhar de forma eficiente em um mundo tão complexo – cheio de códigos diferentes? Estas são apenas algumas questões a serem resolvidas através de uma pesquisa com profissionais da saúde e usuários de fisioterapia, com o objetivo de auxiliar profissionais da saúde, especialidade fisioterapia. Quanto melhor as soluções apresentadas, melhores serão os resultados.Sendo assim, a iniciativa deste projeto é um passo importante na direção de trabalho capaz de conduzir à abertura e à consolidação de um novo e importante campo do conhecimento – saúde e comunicação, e de novas formas de atuação profissional.
Duração Palestra : aproximadamente 90 minutos


COMUNICAÇÃO E O CONTEXTO ARTE, CULTURA E MERCADO

Sinopse
A questão central deste encontro é entender o contexto arte, cultura e mercado – case Santa Cruz do Sul, buscando respostas para algumas questões tendo em vista os objetivos propostos como mensurar a influência das mídias, da comunicação no contexto arte, cultura e mercado; a inserção de nossas artes e nossos artistas nos editoriais dos meios de comunicação local, como também refletir sobre produtos e mercado cultural e a internet como um dos recursos para promoção da arte e cultura. A relevância do tema reside em mostrar se a comunicação faz a diferença no contexto arte, cultura e mercado, assim como o profissional de Relações Públicas, na construção da economia e gestão da cultura.
Duração Palestra : aproximadamente 90 minutos


EFICIÊNCIA PUBLICITÁRIA NO VAREJO

Sinopse
A competição está cada vez mais acirrada. Quase não há tempo para parar e refletir. O Varejo constitui um campo minado por soluções originais, engenhosas e impregnado de fascínio e riscos. No intuito de possibilitar um maior aprofundamento e compreensão dos aspectos a serem desenvolvidos neste estudo, optou-se por apresentá-los em uma série de capítulos. Cada qual aborda temas relevantes para que a eficiência publicitária se concretize no mundo infinito do Varejo. Procurou-se desenhar uma panorama crítico a respeito dos sistemas pertinentes ao evento do Varejo e publicitário, a partir da análise de aspectos intrínsecos desses processos. O objetivo maior deste trabalho é somar informações aos profissionais direta ou indiretamente envolvidos com o Varejo, tenham eles atuação prática ou acadêmica. Um grande desafio foi encontrar as pessoas adequadas para produzir um estudo que fosse, ao mesmo tempo, prática e que obedecesse a um certo rigor acadêmico. Encontradas as pessoas – profissionais de agências do mais alto gabarito em suas áreas de atuação - restou-me equalizar a linguagem, assegurar a integridade e coerência do trabalho e garantir que todos os conteúdos fossem voltados para o tema. No final, é possível encontrar um pequeno resumos de atividades praticadas por estas agências com resultados práticos, através de Cases. Há cada vez mais segmentos e nichos preenchidos, deixando pouco espaço para aventureiros. Os produtos e serviços estão cada vez mais parecidos. Vemos produtos sendo vendidos em lugares nunca cogitados. As empresas estão atribuladas na busca da reestruturação, treinamento e investimentos. E as pesquisas estão cada vez mais necessárias, porém não mais tão confiáveis devido as mudanças quase instantâneas. Todo esse jogo traz grandes desafios aos empresários do Varejo e suas Agências; há maior desafio e a excelência é fundamental. Nenhuma empresa é ou será perfeita mas o segredo é corrigir os pequenos enganos; porque cliente uma vez mal atendido, será quase irrecuperável. O futuro será caracterizado por imensas inversões de tratamentos, produção customizada, marketing um a um, reestruturando por completo as regras do jogo. Em vez de fatia de mercado, o alvo da comunicação será de fatia de cliente. Produtos e serviços serão característicos, mais individuais, com estratégias que visem a retenção de cliente e valores a longo prazo. Visto isto, devemos destilar a nossa aprendizagem sobre uma marca no seu mercado, sobre o consumidor e sobre a publicidade. A tecnologia vai criar inúmeras oportunidades. Novas formas de encontrar informações, educação e entretenimento estarão à disposição como forma de satisfazer desejos e necessidades rumo à felicidade. A cada dia deve brotar uma idéia nova e original. Porque? Porque a globalização e incidências sobre qualidade tem provocado uma demanda cada vez maior de profissionais capacitados. O formato atual do Varejo requer estratégias publicitárias, administrativas e financeiras mais eficientes, deixando de lado características ultrapassadas e assumindo uma cultura mais relevante sobre o assunto. Estar à frente é regra fundamental e isto requer estratégias cada vez mais criativas e ágeis, capazes de observar as mudanças de comportamento. Este dinamismo e a crescente importância do Varejo na cadeia produtiva tem atraído a atenção de empresários, entidades comerciais, investidores e pesquisadores. É preciso apreciar como acontece a predisposição dos consumidores em relação à publicidade. Considerar não apenas os objetivos explícitos, mas os papéis implícitos da comunicação que refletem a importância crescente dos efeitos emocionais num contexto amplamente competitivo. Compreender como o ambiente das mídias pode afetar o papel das peças publicitárias afins. Compreender como os papéis das mídias variam nas diferentes fases do desenvolvimento de uma marca. E reconhecer quando e como aplicar estes papéis dependendo do objetivo a ser alcançado. Com um mercado de fornecedores globalizados, exigências de qualidade e atendimento personalizado, o Varejo tende a crescer e ser uma atividade sofisticada e muito técnica. Deixa de ser uma atividade alternativa para ser uma atividade que necessita de estratégias de comunicação apuradas que, além de procurar a eficiência, respondem às expectativas de mercado. O Varejo, para Sobreviver, terá de escolher os públicos-alvos e posicionar-se com firmeza, fidelizando-o, já que a tendência é a redução do crescimento econômico e populacional. Portanto, questões como comunicação, tecnologia de ponta, informatização e profissionalização estão cada vez mais presentes na gestão da economia e qualidade das empresas de Varejo, demandando ao homem um conhecimento superior. Fala-se muito de publicidade impactante com capacidade de influenciar multidões, de investimentos nesta área em todo o mundo, a hegemonização dos conceitos, dos desejos e das necessidades, de estratégias, de eficiência. Vivemos numa época em que a embalagem e conteúdo são igualmente necessárias; políticos são eleitos baseados em uns segundos de televisão, marcas são bem sucedidas instantaneamente; há um consumismo desenfreado. Mas será que a publicidade destes produtos é excelente e bem elaborada, é persuasiva o suficiente? Está solucionando desejos e necessidades dos consumidores-alvos? Em vista desses questionamentos este trabalho pretende apresentar uma proposta que visa contribuir para a compreensão desse quadro através da atuação publicitária, respaldado em seu conhecimento de comunicação integrada e na utilização de estratégias publicitárias eficientes, com objetivo de levar às empresas de Varejo a investirem e creditarem cada vez mais em ações publicitárias. As estratégias, as principais decisões, a alta administração de um planejamento publicitário e Cases de sucesso que podem ilustrar estas rotinas e práticas publicitárias vão ilustrar o que desencadeia a eficiência publicitária no Varejo hoje. Não resta dúvida de que esta é uma proposta pretensiosa na medida em que se trabalha com áreas amplas, de conhecimentos generalistas e que estão em constante transformação/evolução. Este trabalho, portanto, não pretende ser completo ou encerrado. Pretendo, isso sim, lançar um primeiro foco de discussão sobre essa proposta, que pode vir a ser um prefácio para reverter a tradicional falta de investimentos locais em ações publicitárias por empresas do Varejo.
Duração Palestra : aproximadamente 90 minutos


CURSOS I PALESTRAS I WORKSHOPS


CRIATIVIDADE [ faz a diferença ] : O MOTOR DE EMPRESAS E PESSOAS BEM SUCEDIDAS


Sinopse:
Por que quase ninguém se considera criativo? Criatividade se aprende? Todas as profissões precisam de pessoas criativas?
A criatividade tem sido também um tema muito discutido na área organizacional, em razão desta relevante contribuição para as empresas:
• num mundo competitivo e em crise como o que vivemos, somente as organizações com excelente performance podem ser bem sucedidas;
• organizações excelentes somente são possíveis com profissionais (pessoas) excelentes;
• estamos ainda muito longe de atingirmos a excelência humana e organizacional, e precisamos, rapidamente, aprender como atingí-la;
Sua importância deve-se, principalmente, ao fato de que, frente aos cenários de intensa competição e de mudanças rápidas e contínuas, as empresas precisam criar novas e melhores maneiras de responder aos desafios e problemas da realidade organizacional. Devido a este fato, torna-se necessário que as empresas aproveitem melhor o potencial criativo de seu pessoal. Isso implica em conhecer os fatores que influenciam a criatividade de forma a proporcionar condições que facilitem sua expressão e desenvolvimento. Com isso, as empresas podem atingir um melhor desempenho, o que significa a possibilidade de garantir vantagens competitivas. Estudos e pesquisas apontam para a evidência de que o mundo encontra-se num processo rápido e turbulento de mudanças profundas. Também abordam-se os fatores que influenciam o potencial criativo das pessoas, como os fatores facilitadores e bloqueadores deste processo; a criatividade é tangível: é possível mensurar os efeitos da criatividade nos lucros da empresa; a criatividade é um processo que deve ser administrado e gerenciado; as empresas têm maiores chances de renovar suas práticas e processos quando se apoiam na criatividade. A criatividade é, portanto, um tema que faz parte do contexto atual das organizações. Aquelas que pretendem substituir o paradigma da sobrevivência pelo paradigma da expansão precisam se reinventar.Turbulências de toda ordem, mudanças inusitadas de cenários e novas práticas de mercado surpreendem os menos desavisados.
OBJETIVOS:
Apresentar conhecimentos, técnicas e práticas necessárias à realização eficaz da gestão empreendedora de negócios, seja como colaborador ou empresário. Importante para o crescimento pessoal e profissional
PÚBLICO-ALVO:
Todos os profissionais, estudantes e empreendedores que buscam o desenvolvimento de suas habilidades e competências.
TÓPICOS:
- criatividade: como? porque? quando?
- todo mundo é criativo?
- criatividade? Inovação?
- habilidades e atitudes – sua marca pessoal
- inteligência emocional
- o óbvio de cada um
- o corpo fala?
- marketing pessoal e profissional
- comunicação e criatividade – desafios do século
- o sucesso não acontece por acaso : qual a receita?
- vencer e convencer
- arteterapia aplicada – dinâmicas e jogos
- teste de criatividade
- seminário : histórias reais
METODOLOGIA:
Teórico e prático, com vivências, dinâmicas e jogos. Atividade individual e grupo
CARGA HORÁRIA:
8 horas aula – 2 encontros
INVESTIMENTO:


* Para contratar - drops@viavale.com.br - contato@mgarske.com.br



EMPREENDEDORISMO – TEORIA, TALENTO OU TRABALHO?


Sinopse:
Empresários bem sucedidos estão percebendo que não lhes basta ter empresas lucrativas, com produtos e serviços de qualidade, produtivas, inovadoras, e com qualidade de vida no trabalho. A nova tendência lhes impõe desafios adicionais: cuidarem também de questões sociais, ambientais e espirituais enfrentadas pela sociedade. Eles estão percebendo que, cuidar desta nova tendência, lhes traz enorme vantagem competitiva. Como todos estes fatores se inter-relacionam, quanto mais à frente estiverem em suas capacidades de levar em conta tudo isso, mais serão líderes em relações conscientes. A formação desses líderes em relações conscientes é um processo que só pode ser feito através de aprendizagem compartilhada e continuada.
OBJETIVO:
Apresentar conhecimentos, técnicas e práticas necessárias à realização eficaz da gestão empreendedora de negócios, seja como colaborador ou empresário.
Proporcionar oportunidades de aprendizagem compartilhada para inspirar e desenvolver gestores e líderes em relações conscientes.
PÚBLICO-ALVO:
Todos que buscam o desenvolvimento de suas habilidades para iniciar ou reciclar seu negócio/serviço, como empresários ou futuros empresários, estudantes, profissionais autônomos, executivos e funcionários de organizações públicas e privadas em geral.
TÓPICOS:
- tópicos sobre empreendedorismo, cultura e clima organizacional
- cenários econômicos e modelos de gestão
- gestão saudável dos negócios : visão do negocio, administração, marketing mix, finanças
- gerência e liderança – inteligência emocional – performance profisisonal
- espiritualidade nos negócios – visão de futuro
- como alcançar resultados organizacionais de forma eficiente e com respeito e acolhimento às diversidades?
- a visão de cada um - e do negócio
- equipe nota 10 : endomarketing e intraempreendedorismo.
- comunicação empresarial e marketing mix[ social, cultural, ambiental ] agregando valor à marca, ao negócio
- sustentabilidade e responsabilidade social empresarial
- criatividade [ e inovação ] nas organizações
- as perguntas mais freqüentes
- gestão contemporânea de projetos : culturais, sociais e ambientais
- oficina: do planejamento estratégico ao plano de negócios
- seminário : histórias campeãs
- apresentação do Plano de Negócios
METODOLOGIA:
Teórico e prático. Aprendizagem compartilhada através de vivências e dinâmicas. Atividade individual – plano de negócios. Cases / histórias campeãs
CARGA HORÁRIA:
12 horas aula – 3 encontros
INVESTIMENTO:


* Para contratar - drops@viavale.com.br - contato@mgarske.com.br



INTENSIVO DE NEGOCIAÇÃO [ ATENDIMENTO ] E VENDAS


Sinopse:
Aprender a VENDER MAIS: você, suas idéias, produtos e serviços
No mundo de hoje, o grande número de opções disponíveis para o cliente, e a similaridade entre produtos, cria um ambiente de competição acirrada. Em um ambiente assim, somente alcançarão o sucesso as empresas que oferecerem uma composição de produtos e serviços visando relacionamentos de longo prazo. E profissionais altamente capazes.
Em um mercado em constante mutação, é importante que gestores, profissionais entendam que precisam também mudar a maneira como se relacionam com o mercado. As pessoas mudaram o modo de comprar, por isso as atividades referentes a marketing e vendas de uma empresa devem estar apoiadas em uma cultura de orientação para mercado e visão sistêmica, uma vez que todos na empresa estão envolvidos no processo. Cada participante aprenderá a se preparar melhor para entender seu cliente, se comunicar melhor e vender mais.
OBJETIVO:
Apresentar conhecimentos, técnicas e práticas avançadas, necessárias à realização eficaz da gestão empreendedora de negócios, seja como colaborador ou empresário. Gestor ou profissional liberal. Orientação para o mercado e para o cliente. Desenvolvimento de competências em comunicação, marketing, negociação, atendimento e vendas
PÚBLICO-ALVO:
Todos os profissionais e empreendedores que buscam o desenvolvimento de suas habilidades para iniciar ou reciclar seu negócio/serviço, como empresários ou futuros empresários, estudantes, profissionais autônomos, executivos e funcionários de organizações públicas e privadas em geral, preocupados ou inseridos na atual dinâmica de mercados.
TÓPICOS:
- cenários econômicos e estratégias de mercado
- tópicos sobre administração e gestão de produtos e serviços
- tópicos sobre direito, legislação e ética comercial
- comunicação mercadológica e marketing estratégico
- o 5º P do marketing
- marketing pessoal e profissional, de relacionamento, de produtos e serviços, de varejo, entre outros
- a arte de vender - como encantar e surpreender clientes?
- o óbvio de cada um
- o corpo fala – excelência e alta performance
- análise, planejamento, negociação e criatividade em vendas
- objetivos, estratégias, técnicas e táticas de atendimento, vendas, negociação
- promoção de vendas
- sociedade de consumo e o “novo” consumidor
- sua majestade, o cliente – satisfação e comportamento do consumidor
- equipe nota 10 – endomarketing e intraempreendedorismo
- as perguntas mais freqüentes – verdades e mentiras
- seminário de atendimento, negociação e vendas – histórias campeãs
METODOLOGIA:
Teórico e prático, com vivências e dinâmicas. Atividade individual – Venda Mais. Cases / histórias campeãs
CARGA HORÁRIA:
12 horas aula – 3 encontros
INVESTIMENTO:


* Para contratar - drops@viavale.com.br - contato@mgarske.com.br




MARKETING E COMUNICAÇÃO SOCIAL SUSTENTÁVEL [ Sustentabilidade e Responsabilidade social empresarial ]


Sinopse:

“A comunicação e o marketing não existem somente para vender detergentes em pó. Ela também tem como missão ajudar os povos a se organizarem. E cada vez mais vai precisar abraçar as grandes causas cívicas, sociais e humanitárias”. E mais:
“Nossa responsabilidade como cidadãos, como integrantes de uma sociedade que busca justiça, eqüidade social e um mundo melhor para as futuras gerações, impõe a participação em ações e projetos que possam decisivamente responder pela qualidade de vida de cada um de nós. O curso é uma ferramenta que coloca em suas mãos oportunidades, discussões e alternativas em prol destes objetivos, com respostas aos nossos anseios, necessidades e preocupações voltadas à preservação do planeta e das espécies.Uma causa que ultrapassa a barreira do individual”.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, 56% dos consumidores brasileiros julgam se uma empresa é boa ou ruim levando em conta a sua responsabilidade social e o comportamento ético, critérios que também aparecem em escala mundial.
OBJETIVO:
Perceber a sustentabilidade como um evento representativo no cenário mundial, que ganha proporções a cada ano, com o apoio e entusiasmo de profissionais, instituições e veículos de comunicação que valorizam o significado humano da comunicação e marketing de responsabilidade social.
Avaliar e estimular o crescimento do terceiro setor, transmitir conhecimentos de marketing e analisar peças e campanhas de marketing e comunicação social.
Colocar em prática idéias que se propõem a dar visibilidade àqueles que contribuem para o engrandecimento de causas relevantes à nossa sociedade, em todos os setores de atuação, do público ao privado.
PÚBLICO-ALVO:
Publicitários, estudantes de comunicação, agências de publicidade, produtoras e estúdios de criação, editoras, veículos de comunicação, empresas e profissionais em geral . Anunciantes – pessoas físicas e jurídicas com a atuação nestes segmentos ou afins. Profissionais de comunicação e marketing ou atuantes junto ao Terceiro Setor
TÓPICOS:
- os desafios do século XXI
- sustentabilidade – urgências e desafios
- administração e gestão saudável dos negócios
- a responsabilidade social da informação : construindo marcas líderes
- ações de sustentabilidade e responsabilidade social, cultural, ambiental
- marketing estratégico e gestão de projetos – sem impacto ambiental
- contribuições da mídia para a sustentabilidade
- sustentabilidade e responsabilidade social empresarial na comunicação
- ações, projetos e produtos sustentáveis
- criatividade publicitária – para um planeta sustentável
- um pouco de ontem, hoje e amanhã
- estratégias, técnicas e táticas “corretas”
- as perguntas mais freqüentes – verdades e mentiras
- sustentabilidade – histórias campeãs
O PLANETA AGRADE.


METODOLOGIA:
Teórico e prático, com vivências e cases / histórias campeãs. Ao final, distribuição “Cartilha Básica da Sustentabilidade”.
CARGA HORÁRIA:
8 horas aula – 2 encontros
INVESTIMENTO:


* Para contratar - drops@viavale.com.br - contato@mgarske.com.br

“Responsabilidade social significa agir de forma compartilhada, cooperativa; ser co-responsável e solidário; compatibilizar liberdade com dignidade para todos. A prática da responsabilidade social é a revolução do nosso tempo e quanto antes a incorporarmos em nosso dia-a-dia, mais cedo estaremos consolidando as transformações que nos conduzirão a um mundo mais ético, mais democrático e mais justo”.
Cezar Busatto,Secretário de Coordenação Política e Governança Local do Município de Porto Alegre e Patrono do 5ºFórum Mundial de Comunicação Social.

BÁSICO DE COMUNICAÇÃO [EFICAZ] E MARKETING [ESTRATÉGICO] PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Sinopse:

Aprenda a VENDER MAIS: você, suas idéias, produtos e serviços!!!
O curso pretende contribuir para vender mais – e melhor sua marca, produtos ou serviços. Empresários e pessoas bem sucedidos estão percebendo que não basta ter empresas lucrativas, com produtos e serviços de qualidade, produtivas, inovadoras, e com qualidade de vida no trabalho. A nova tendência impõe desafios adicionais: cuidar de questões sociais, ambientais e espirituais enfrentadas pela sociedade. E isto resulta em enorme vantagem competitiva. Para isso é fundamental conhecer o “básico de comunicação e marketing”.
OBJETIVO:
Apresentar conhecimentos, técnicas e práticas necessárias para gestores e profissionais à utilização eficaz da comunicação e marketing, através de dinâmicas e estudos de caso.
PÚBLICO-ALVO:
Todos os profissionais e empreendedores que buscam o desenvolvimento de suas habilidades para iniciar ou reciclar seu negócio/serviço, estudantes, profissionais autônomos, executivos e funcionários de organizações públicas e privadas em geral
TÓPICOS:
- cenários econômicos : os desafios dos século XXI
- tópicos sobre administração e gestão
- direito, legislação e ética comercial
- tópicos sobre comunicação: modo de usar
- comunicação pessoal, empresarial e profissional
- comunicação e criatividade
- o corpo fala – excelência e alta performance
- tópicos sobre marketing: focado, integrado, eficaz
- o 5º P do marketing
- o óbvio de cada um: psicologia da comunicação
- comunicação e marketing social, cultural e sustentável – agregando valor à marca
- do boca-em-boca às novas tecnologias de comunicação
- comunicação mercadológica e marketing estratégico: estratégias, técnicas e táticas – roteiro para elaboração de plano comunicação e marketing
- equipe [ e pessoas ] nota 10 – endomarketing e intraempreendedorismo
- as perguntas mais freqüentes – verdades e mentiras
- seminário de comunicação e marketing – histórias campeãs
METODOLOGIA:
Teórico e prático, com debates, testes, vivências e dinâmicas. Atividade individual – plano de comunicação e marketing. Cases / histórias campeãs. Ao final, distribuição “ Cartilha Básica de Comunicação e Marketing para Profissionais, pequenas e médias empresas”.
CARGA HORÁRIA:
12 horas aula – 3 encontros
INVESTIMENTO:


* Para contratar - drops@viavale.com.br - contato@mgarske.com.br



GESTÃO CULTURAL: NEGOCIAÇÃO, VIABILIDADE E SUSTENTABILIDADE DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS


Sinopse:

A profissionalização do setor cultural, público e privado, teve um constante desenvolvimento desde a década de 80, em função da expansão da sociedade do conhecimento, das indústrias criativas e dos processos de institucionalização do campo da cultura, o que lhe conferiu nova dimensão. Cultura, em contraste com a dimensão social, econômica e política que o setor vem adquirindo. Acrescenta-se que há uma relativa carência de cursos regulares nas universidades brasileiras que desenvolvam competências específicas.
Com isso, a gestão cultural ganha importância ao se tornar chave para o entendimento das “indústrias criativas” como produto e serviço. A gestão responsável é aquela que visa a sustentabilidade, das pessoas e dos sistemas. Também é condição importante para a concessão de incentivos e fator de diferenciação. Tudo isso materializa a exigência da sociedade de que as empresas e pessoas vejam a gestão de uma forma mais abrangente, harmonizando instâncias fundamentais: a prosperidade econômica, a qualidade ambiental e o desenvolvimento social.
Este curso pretende qualificar que atuam ou queiram atuar no planejamento, elaboração, desenvolvimento, gestão, assessoramento, difusão, acompanhamento ou avaliação de atividades e propostas voltadas para bens culturais - como acervos, patrimônio, centros de memória e de cultura, exposições e eventos - ou para projetos sociais - em especial aqueles que tomam a cultura como via privilegiada para o desenvolvimento.
OBJETIVO:
Apresentar conhecimentos, técnicas e práticas necessárias para gestores e profissionais das indústrias criativas e/ou profissionais de instituições públicas e privadas que atuam no desenvolvimento de projetos sócio-culturais.
Introduzir questões relativas as indústrias criativas/economia da cultura/economia criativa, produção cultural, criatividade. Jogar um novo olhar sobre o papel da cultura como estratégia de desenvolvimento e nos posicionar no mercado global de produtos e serviços culturais, bem como o profissional neste contexto.
Apresentar, através de uma perspectiva interdisciplinar, aspectos sobre a formulação, planejamento, execução e avaliação de ações culturais, possibilitando um melhor entendimento do setor cultural e suas possibilidades/demandas.
Desenvolver competências para o entendimento do contexto onde se vive; para estimular processos de circulação de informações culturais; para estabelecer diagnósticos e propor ações culturais; para promover a interlocução com os diferentes agentes culturais do mercado; para criar habilidades e trabalho em planejamento e em redes culturais.
PÚBLICO-ALVO:
Terceiro setor, ONGs, profissionais de diferentes áreas, de instituições públicas e privadas, assessorias de comunicação e marketing, estudantes, autônomos e empreendedores que buscam qualificação na gestão das artes, bens e produtos culturais
TÓPICOS:
– Cultura, economia e desenvolvimento
- As indústrias criativas como fator de desenvolvimento
- Das industrias culturais às industrias criativas, além de números da cultura, dados, cases. A criatividade como produto. Negócios criativos. Cidades criativas, turismo cultural.
- Direito, políticas culturais e Economia da Cultura
- Agenda 21, patrimônio cultural, leis de incentivo, financiamento, projetos, patrocinios e outras fontes de recursos. Os maiores financiadores, segmentos e projetos financiados.
- Gestão e planejamento estratégico de cultura
- Aspectos gerais, características, possibilidades, criatividade no planejamento, relações públicas na gestão cultural, empreendedorismo cultural: case “ cirque soleil”
– Do Marketing ao desenvolvimento cultural - Comunicação e Marketing
- Criatividade, possibilidades, sustentabilidade e responsabilidade social das indústrias criativas. Questões para debate
– Desenho de Projetos, gestão e planejamento cultural
– Gestão, administração e planejamento Cultural: do público ao privado - gestão, planejamento, consultoria, captação de recursos e coordenação de projetos culturais
– Seminário – convidados para apresentação de projeto, formulários e relatórios, formas de captação de recursos, prestação de contas
METODOLOGIA:
Teórico e prático, com vivências e dinâmicas. Atividade individual e/ou grupo – projeto cultural. Cases / histórias campeãs.
CARGA HORÁRIA:
12 horas aula – 3 encontros
INVESTIMENTO:

* Para contratar - drops@viavale.com.br - contato@mgarske.com.br